sábado, 29 de agosto de 2009

É preciso salvar o jornalismo!

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, anunciou no mês de julho, o fim da exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Uma decisão que permeou as principais discussões entre os profissionais da área e os estudantes de comunicação que previam um futuro mais focado na qualidade da formação e na reserva de mercado.

Algumas faculdades sofreram com esta decisão em função da queda do número de inscritos para o vestibular de jornalismo. As empresas e instituições se questionam ainda sobre o processo de seleção de empregados e os recém-formados esperam por uma resposta concreta.

O fazer jornalístico vive uma fase de transição de valores, preceitos e ações. As novas tecnologias permitem que os internautas pratiquem o exercício da cidadania com flagrantes de seus bairros em colunas classificadas como "você é o repórter"; o twitter apresenta um texto em apenas duas linhas (no máximo) e agiliza a chegada da informação; os jornais impressos dimunuem de tamanho e reduzem o preço de venda. Além disso, a boa apuração e investigação torna-se algo mais contemplado em revistas semanais, dedicadas para o leitor que possui um tempo maior para apreciá-las.

É preciso pensar nos jornais impressos, na valorização do diploma, priorizar o conteúdo de qualidade e fazer com que a tecnologia esteja a favor do jornalimo. Sim, é preciso democratizar a informação e mantê-la como um instrumento histórico e registro de uma sociedade, mas também pensar na construção desta. Quem efetivamente constrói esta ferramenta de conhecimento, é o jornalista.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A magia do piano



Guillaume Yann Tiersen. Conhece esse nome?
Provavelmente, já deve ter ouvido alguma composição sua, caso tenha visto "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin" ou "Adeus, Lenin!". Considerado um músico versátil, de vanguarda, Tiersen é o que há mais expressivo em trilhas sonoras atualmente.
A bela animação, com o título "O piano" é embalada por uma música de Guillaume. Vale a pena conferir e sentir esta doce emoção.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Hair 40 anos


O musical Hair foi escrito por James Rado e Gerome Ragni, e estreiou com sucesso na Broadway. A peça conta a história de um grupo de jovens pacifistas que vive no East Village de Manhattan, protesta contra a guerra e pratica o amor livre.
Algumas de suas músicas, como "Let the sunshine In", "The Age of Aquarius", "I Got Life" ainda faziam parte em 2006 da lista das mais tocadas elaborada pela BBC. O álbum com a trilha sonora do filme, recebeu o maior prêmio da música internacional, o Grammy, em 1969.
Em 1979, "Hair" foi adaptada pelo diretor Milos Forman para o cinema.

sábado, 8 de agosto de 2009

Vamos ao teatro?



Confira abaixo a lista das peças da mostra competitiva que foram selecionadas para o Quarto Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, que será realizado dos dias 31 de agosto a 7 de setembro de 2009.

"A Ver Estrelas" - Cia 3meia9 - Juiz de Fora/MG - Infanto-juvenil

"As Mulheres da Rua 23" - Cia de Teatro Autoral - Rio de Janeiro/RJ - Adulto

"A Invenção de Loren" - Cia Delas de Teatro - São Paulo/SP - Adulto

"Ciranda das Flores" - Cia Prosa dos Ventos - São Paulo/SP - Infantil

"Gandhi, um líder servidor" - Cia Teatral Aqjuna - São Paulo/SP - Adulto

"Pé de Bicho" - Cia Teatral Faunos - Joinville/SC - Adulto

"O Pássaro Azul" - Companhia Levante - São Caetano do Sul/SP - Infantil

"A Dama da Noite" - Confraria de Teatro nau dos Loucos - Nova Iguaçu/RJ - Adulto

"A Fabulosa Viagem de Duda e Lula em Busca da Irmã Perdida ou Cadê Kika?" - Grupo Caixa de Histórias - São José dos Campos/SP - Infantil

"E Nós Que Nem Sabemos" - Grupo Moinho - Ouro Preto/MG - Adulto

"Precisa-se de um Mané" - La Cascata Cia Cômica - São José dos Campos/SP - Infantil

"Spirulina em Spathódea" - Na Companhia Dos Anjos - São Paulo/SP - Infantil

"O Ovo Sapiens de Pina Bausch" - Ogawa Butoh Center - São Paulo/SP - Infantil

"Consummatum Est" - Os Ciclomáticos Cia de Teatro - Rio de Janeiro/RJ - Adulto

"La Mutante Varieté" - The Pambazos Bros - São Paulo/SP - Adulto


Faça a sua programação!

sábado, 1 de agosto de 2009

É do Brasil!


Corriere Della Sera - Itália
Revista Veja - Brasil



Le figaro - França
A vitória do nadador Cesar Cielo, é o destaque dos principais jornais do mundo.