segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

2009 vai deixar saudade!



2009 chega ao fim.
O fim traz lembranças e faz com que estes dias do passado se reflitam no presente.
Este foi um ano muito importante para a escritora deste blog.

Experimentei o gostinho de cada dia. Dias temperados, doces, amargos. Mas felizes!
Experimentei a saudade. A despedida do presente, o adeus e o voto de "até a próxima". E chorei!
Experimentei o fim da faculdade e dos amigos que compartilharam 4 anos de história.
Experimentei o novo e o que destino me reservava.
Descobri que poderia dançar, que os talentos aparecem, que a alegria está em todo lugar e para que isto aconteça só depende de você.
Redescobri a ternura.
Tomei "banho de chuva"!
Visitei amigos, reafirmei laços, fui surpreendida.
Ganhei promoções.
Escrevi poesia.
Aproveitei oportunidades.
E também soube dar oportunidades.
Fiz amigos!
Contei com o apoio de amigos especiais, verdadeiros anjos.
Descobri o quanto eu sou especial e o quanto a minha humildade não me permitia enxergar os meus valores.
Apostei em ideias próprias e venci, com 100! Dalê monografia!
Tive a minha primeira festa surpresa.
Contei segredos guardados a sete chaves...
Viajei muito.
Li demais.
Conheci pessoas fantásticas e aprendi com elas.
Refleti, cresci.

2009 foi o ano das pessoas!
Pessoas queridas, presentes e amavéis.

obs.: Claudia Berro e Amanda Messias, obrigada pela inspiração. O texto de hoje é diferente dos outros, porque é escrito em primeira pessoa. 2009 também foi o ano do "eu profundo e dos outros eus".

2010, você tá aí? Pode chegar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma década! É hora de lembrar...

2010 está chegando.
Neste decênio passamos por muitos desafios e cenas memoravéis. Em 2001, dois aviões cortaram o céu e invadiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. No final deste período enfrentamos uma grave crise econômica, notícias alarmantes sobre a gripe suína e a discussão sobre o futuro no planeta no aspecto ambiental em Copenhague. Ainda falta mais um ano para completar este ciclo. Muita água ainda vai passar debaixo desta ponte!

Mas em relação ao consumo da indústria cultural na primeira década do terceiro milênio. Qual foi o seu gosto? O que tocou o seu coração? Para responder essas perguntas, o jornal Le Figaro (França) lançou uma enquete aos seus leitores.

O resultado foi pra lá de açucarado e interessante. Shrek (2001) aparece em primeiro lugar entre as animações da década. Já o melhor filme, é "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin", também de 2001. No artigo que precede as estatísticas da enquete, o autor revela: "nos entregamos ao clima da criança-algodão de Amélie Poulin". Realmente, uma fofura.

Albergue Espanhol e Os coralistas, estão em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Um outro dado interessante pinçado pela pesquisa é o destaque da música "anglo-saxônica". Amy Winehouse está no primeiro lugar da categoria. A cantora que explodiu em 2006 com o album Back to Black, recria o universo pop com uma voz semelhante à de Billie Holiday e mantém sua qualidade de trabalho, mesmo com uma vida atribulada e cheia de passagens pelas clínicas de "Rehab". O público reconheceu os méritos da cantora.

Muitos quesitos ficaram de fora. Eu poderia incluir, de forma mais crítica e não tão adocicada, a atuação de Heath Ledger como o famoso Coringa, de "Batman: The Dark Knight". Ou até mesmo dizer que tivemos a oportunidade de conhecer as várias faces do espanhol Javier Bardem e de outras atuações da mesma qualidade que não deixaram de tocar o coração!

Se os jornais brasileiros fizessem a mesma reflexão por aqui, certamente deveriam se lembrar da ascenção de Fernando Meireles ao projetar "Cidade de Deus" para o mundo, ao concorrer um Oscar em 2004. São dez anos a serem garimpados, ítens demais para a nossa pauta.

A pesquisa levantada pelo jornal francês é inteligente e nostálgica. Há pouco tempo, me questionei a respeito de quais seriam os talentos ou os verdadeiros "feitos culturais" do período em voga. Dizem que vivemos a era dos ilustres desconhecidos, na qual a internet e sites como You Tube e My Space transformam "o gosto uniforme da massa" em algo divergente, dividindo as pessoas em verdadeiras ilhas culturais. Creio que este fenômeno está acontecendo, mas ainda é algo que marca o fim da década e tende a se concretizar na próxima. Até então, ainda podemos listar e compartilhar de opiniões tão doces quanto as dos europeus.

sábado, 5 de dezembro de 2009

A arte e ponto.




Mais uma vez, Yann Tiersen no Juliette Escreve.

Sem palavras.