sábado, 4 de abril de 2009

Encontros às avessas...

O Encontro do G20 (Grupo dos Países Desenvolvidos e em desenvolvimento), foi marcado por discussões políticas sérias e pertinentes à atual situação de crise mundial, mas não foi só isso. É o primeiro encontro do Grupo em que o grande líder mundial, Barack Obama, participa como presidente dos USA.

Além disso, Barack é alvo de elogios, votos de esperança e de promessas. No entanto, nesta reunião de lideranças, ao encontrar com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, ele disse: "Ele é o cara!". No desenrolar da conversa o americano ainda disse que o nosso Lulinha era o presidente mais popular no mundo!

Falando em popularidade, a cozinha do G20 também contou com um toque de glamour do chef da Tv Jamie Oliver que preparou a pedido do primeiro-ministro da Inglaterra, Gordon Brown, um cardápio com ingredientes de várias partes do país.
Obamas´s em ação - Elizabeth II fez um gesto para cumprimentar o casal Obama. A primeira-dama Michele, achou o momento bastante oportuno e deu um abraço na rainha sem saber que este ato é proibido para os que se aproximam da soberana de Buckingham. Também durante o encontro, o presidente Obama ousou ao presentear a Rainha Elizabeth II com um Ipod personalizado com fotos da visita dela à Washington.

Reunião da Otan

A Europa também foi palco de outra reunião importante nessa semana, a da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), na qual chefes de Estado e suas primeiras-damas desfilaram pelo tapete vermelho rumo à tentativas apelativas de carima,"amizade" e pequenas gafes.

Michele Obama, mulher de Barack, presenteou Carla Bruni, primeira-dama da França(casada com Nicolas Sarozy) com um violão acústico Gibson. Um detalhe: Carla além de modelo, é cantora e prepara seu quarto cd. Queria Michele, uma pontinha de participação?

Quase todas as lideranças mundiais foram recebidas por Angela Merkel, chanceler alemã, no ínicio da cúpula do evento. Silvio Berlusconi, primeiro-ministro italiano não foi recepcionado. Ele cometeu a proeza de atrasar-se e ainda virar de costas para a anfitriã que o esperava porque foi atender a um telefonema do primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip, que se opusera a indicação de Anders Fogh Rasmussen, para secretário-geral da Otan.

Diante de situações consideradas "ousadas" para autoridades, será preciso elaborar uma nova regra de etiqueta protocolar, incluindo novos artigos.

Obama´s em ação!

2 comentários:

Lucas Girardi disse...

Para mim etiqueta é um saco, mas certas coisas, como atraso, são demais.

O que que tem abraçar a rainha? Que frescura

Thiago Almeida disse...

Esse Obama é uma figura, viu!?
Acho que ele deve ter um DVD com as melhores frases do Lula.



PS: Como eu queria o modelo de violão que a primeira dama ofereceu pra primeira dama!

Fazer o que, me contento com o meu velho e fiél Giannini.
rs...