sexta-feira, 24 de abril de 2009

O cinema dos presidentes

Depois de muitas adaptações literárias, os cinéfilos de plantão poderão conhecer um pouco mais da vida dos presidentes contemporâneos.

"W.", tem a direção de Oliver Stone e retrata a história do polêmico George W. Bush com detalhes, desde a relação conturbada com o pai, passando pela fase universitária até a invasão do Iraque. O filme que começou a ser exibido neste mês no Brasil, estreiou nos Estados Unidos três semanas antes dos americanos irem às urnas nas eleições que escolheram Barack Obama como o novo "rei do mundo".

Os brasileiros também podem esperar por um representante na telona. Com estreia prevista para 2010, ano em que haverá a sucessão presidencial, o filme "Lula, o filho do Brasil", traz Glória Pires no papel de dona Lindu, mãe de Lula e conta a trajetória de Luís Inácio Lula da Silva desde o nascimento até a presidência.

As datas escolhidas para as estreias dos filmes são bastante estratégicas, mas isso não significa que são um critério para colaborar para a candidatura dos "sucessores" indicados pelos protagonistas. Afinal, para o ex-presidente "W.", isso não deu muito certo.

2 comentários:

Lucas Girardi disse...

Gostaria de ver esses filmes. É claro que a visão crítica tem que estar ligada.

Devem ser mais exemplos de filmes que dão uma maquiada nos personagens para esconder os pontos negativos.

Thiago Almeida disse...

Estou bastante curioso para ver esses filmes. Como disse o Lucas, tomara que o filme corra pela linha da arte e não pela manipulação dos fatos.