sábado, 13 de junho de 2009

Perguntas

Diga aos jogadores que sou alguém que persiste em manter-se na mesma condição.

1- Posso ler loura
2- Gosto de vestir-me bem.
3- No século 18, eu tinha o hábito de ler romances que me enchiam a cabeça de fantasias.
4- Luísa, de o Primo Basílio, me representa muito bem.
5- Hoje, prefiro as novelas, não gosto de ler e me contento em sair na coluna social.
6- O meu casamento já foi decidido pela minha família.
7- Atualmente, escolho o marido que mais luxo possa me oferecer.
8- Não nasci para o trabalho.
9- Mas, acho que trabalhar não deve fazer mal.
10- Tenho tendência para o adultério, desde que ele seja cometido em lugares românticos.
11- Adoro Paris.

Adivinhou? Sou a burguesa.

Em tempos de crise, é difícil mesmo imaginar que eu ainda possa existir.

ESCREVE, Juliette. Perguntas. In:_____. Caderno Encontrare 3. Juiz de Fora, 2009.

O Rock Clichê

Suposições, meras suposições ou uma observação da sociedade? Juliette escreve os clichês do rock mais presentes na sua vida e que com certeza você já se acostumou com eles.

1) Passagem de som: Na passagem de som de um show, sempre dizem: "Alô som, testando!". Os mais religiosos falam: "JE-SUS" ao microfone. E os roqueiros guitarristas dedilham os primeiros acordes de "Smoke on the Water", do Deep Purple.

2) O violão clichê: Todo adolescente que começa o aprendizado de violão, sabe tocar Nirvana e não se cansa de "Come as you are". Legião Urbana também faz parte deste contexto. O jovem não sabe nem quem foi Renato Russo e muito menos o que está cantando, mas faz questão de decorar uma música de aproxidamente 9 minutos como "Faroeste e Cabloco", além de muitas outras canções que entram nas rodinhas de violão.

3) Capital Inicial e a osmose. Depois que lançou o seu cd Acústico Mtv, o Capital Inicial, ressurgiu das cinzas em 2001 e desde então, mesmo que lance outras novas canções, o grupo sempre deve trazer os hits do cd em todos os shows. De tanto tocar, não é preciso comprar ou baixar as músicas, basta ouvir, e quando você menos espera, a música já está inteira na sua mente.

4)Fazer ou não sentido! - Eis a questão do Capital Inicial, que ataca novamente. Com o sucesso "Natasha", milhões e milhões de pessoas dizem gostar desta música de refrão absolutamente brega. "Pneus de carros cantam Thuru, Thuru, Thuru, Thuru", entre outros versos, que fazem com que a reflexão fique longe, provalmente em um "quarto tão profundo', quanto o do Jota Quest.

5) Pseudo-roqueiros - Qual é a atitude enrustida em um All Star? Colocá-lo significa ser alternativo? Pois é o que muitos pensam. Um jogo de signos, uma busca de identidades, de pertencimento a um grupo. Estilo? Talvez. Mas existem outras marcas de tênis que poderiam ser tão esteriotipadas quanto All Star?

6) Tom de desafio - Na preguiça de procurar uma música bacana no rico repertório musical mundial, os programas de televisão ao desafiarem os artistas, modelos, atrizes e desempregados(mulheres de cantores, ex-bbb´s, pessoas a espera de um contato) em atividades radicais (como pular de Asa Delta da Pedra da Gávea) sempre colocam o tema de Missão Impossível 2, do Limp Bizkit.

7) Van Halen e a Sessão da Tarde - Quem nunca assistiu a uma chamada da Sessão da Tarde com uma musiquinha do Van Halen ao fundo? "Jump" é o exemplo clássico!

Vamos reunir aqui, o que há de mais clichê neste meio. Exercite a sua memória! Com certeza você vai lembrar de mais alguns ítens para esta lista!