quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma década! É hora de lembrar...

2010 está chegando.
Neste decênio passamos por muitos desafios e cenas memoravéis. Em 2001, dois aviões cortaram o céu e invadiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. No final deste período enfrentamos uma grave crise econômica, notícias alarmantes sobre a gripe suína e a discussão sobre o futuro no planeta no aspecto ambiental em Copenhague. Ainda falta mais um ano para completar este ciclo. Muita água ainda vai passar debaixo desta ponte!

Mas em relação ao consumo da indústria cultural na primeira década do terceiro milênio. Qual foi o seu gosto? O que tocou o seu coração? Para responder essas perguntas, o jornal Le Figaro (França) lançou uma enquete aos seus leitores.

O resultado foi pra lá de açucarado e interessante. Shrek (2001) aparece em primeiro lugar entre as animações da década. Já o melhor filme, é "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin", também de 2001. No artigo que precede as estatísticas da enquete, o autor revela: "nos entregamos ao clima da criança-algodão de Amélie Poulin". Realmente, uma fofura.

Albergue Espanhol e Os coralistas, estão em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Um outro dado interessante pinçado pela pesquisa é o destaque da música "anglo-saxônica". Amy Winehouse está no primeiro lugar da categoria. A cantora que explodiu em 2006 com o album Back to Black, recria o universo pop com uma voz semelhante à de Billie Holiday e mantém sua qualidade de trabalho, mesmo com uma vida atribulada e cheia de passagens pelas clínicas de "Rehab". O público reconheceu os méritos da cantora.

Muitos quesitos ficaram de fora. Eu poderia incluir, de forma mais crítica e não tão adocicada, a atuação de Heath Ledger como o famoso Coringa, de "Batman: The Dark Knight". Ou até mesmo dizer que tivemos a oportunidade de conhecer as várias faces do espanhol Javier Bardem e de outras atuações da mesma qualidade que não deixaram de tocar o coração!

Se os jornais brasileiros fizessem a mesma reflexão por aqui, certamente deveriam se lembrar da ascenção de Fernando Meireles ao projetar "Cidade de Deus" para o mundo, ao concorrer um Oscar em 2004. São dez anos a serem garimpados, ítens demais para a nossa pauta.

A pesquisa levantada pelo jornal francês é inteligente e nostálgica. Há pouco tempo, me questionei a respeito de quais seriam os talentos ou os verdadeiros "feitos culturais" do período em voga. Dizem que vivemos a era dos ilustres desconhecidos, na qual a internet e sites como You Tube e My Space transformam "o gosto uniforme da massa" em algo divergente, dividindo as pessoas em verdadeiras ilhas culturais. Creio que este fenômeno está acontecendo, mas ainda é algo que marca o fim da década e tende a se concretizar na próxima. Até então, ainda podemos listar e compartilhar de opiniões tão doces quanto as dos europeus.

7 comentários:

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Querem tomar para se a gloria dos planos de Governo criado por outros !

Lula ao tomar posse em 2003, a bolsa de valores no Brasil despencou , o dólar e a inflação foram para as alturas .
Sabem por quê?
Porque o mundo imaginava que Lula colocaria em prática um plano de governo radical conforme modelo de esquerda do PT.
Mas como Lula foi advertido a manter e seguir na íntegra o plano de governo de FHC, a estabilidade voltou naturalmente.
Isso é fato, para confirmar basta retroceder na história e no tempo.
A verdade é que se temos hoje uma moeda sólida com estabilidade econômica, se deve ao plano de governo de FHC o qual tem sido seguido na íntegra e mantido pelo governo Lula.
O que o governo Lula tem feito na pratica, é apenas mudar o nome tentando disfarçar a autoria .
Os comunistas do PT tentam se vangloriar dizendo que o sucesso do Real é por causa do governo Lula.
ENGANEM -ME QUE EU GOSTO !!!
Se vocês comunistas do PT fizerem um pouco + de esforço, é possível que acabem convencendo-me que foi Lula e PT que criaram o plano de estabilidade do Real, que foi Lula e PT que construíram a Petrobrás, Vale do Rio Doce, Usina de Itaipu, Embraer , ponte Rio Niterói e Brasília.
Vão tentando, continuem mentindo talvez vire verdade .
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho o maior Orgulho em dizer: NÃO VOTEI NESSA M….. DO PRESIDENTE LULA .

Nikacio Lemos
23 anos universitário

Unknown disse...

Que interessante... não tinha parado pra pensar nas coisas mais relevantes, industialmente falando, que se passaram nesses últimos (quase) dez anos! Mas confesso que é muito mais fácil falar em um nível industrial do que em um nível pessoal! Engraçado que eu me lembro perfeitamente de uma professora de portugês que, exatamente em 2000 fez um questionamento a nós, alunos, sobre como nós nos imáginávamos dali a dez anos, ou seja, no ano de 2010! E também pelo que imaginávamos que passaríamos... E é claro que não imaginávamos passar por nem 1/3 do que o jornal europeu ressaltou, tampouco imaginávamos ser governados pelo nosso "petista" Lula, como Nikacio bem lembrou! O fato é que, realmente Ju, muita coisa ainda vai rolar, muuuuita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte! E ainda bem que completamos essa década toda em 2010, porque...imagina se fosse em "2012", hein?! Ui....

Unknown disse...

Tive um pequeno erro de "portugês"! uuhauauhuhauh!
Claro que é português né galera..perdoem o erro de digitação.

Tamara Queiroz disse...

Mmm... estou refletindo. Volto cá já-já.

B-joletas

Mirelli disse...

Dez anos se passaram desde que todos ficamos apreensivos esperando o fim do mundo. Quem não ouviu falar que quando 2000 chegasse o mundo acabaria?
E cá estamos nós relembrando o que aconteceu de 2000 a 2010, gente são dez anos!!!!
Quantas coisas aconteceram, no mundo e em nossas vidas!

Bjoos mil para ti, adorei conhecer o blog

Os Sujos disse...

muito boa retrospectiva!mas é estranho como parece que fica a impressão de que a década é o ano é do twitter e das TI`s de forma geral.

Gostaria de colocar seu blog em parceria com os sujos. Sabe me indicar o gadget que pego para poder fazer da mesma forma do seu blog?

grande abraço

Tamara Queiroz disse...

Jú,

Creio que é um bom tempo para se estar viva porque:

Um homem do povo foi eleito pelo povo brasileiro (independe se é um bom ou mau governo)...

Um negro é hoje o presidente dos Estados Unidos (independe se é um bom ou mau governo)...

Vigorou a lei antifumo, em Sampa e em outros estados brasileiros...



Em termos culturais, concordo com o Os Sujos: blog, orkut, youtube, twitter, QR Code... essas coisinhas.


B-jinhos