domingo, 31 de janeiro de 2010

Got Moloko?

A campanha de promoção para o consumo do leite mais famosa do mundo, a "Got Milk", foi criada pela instituição California Milk Processor Board (CMPB) em 1993. As propagandas encenam atuações nas quais os personagens envolvidos sentem a falta de leite por algum motivo, seja para digestão de alimentos, seja para desempenhar uma atividade importante em suas vidas.

Muitos artistas já se envolveram na causa e toparam a ideia de finalizar os seus comerciais com o tradicional bigode de leite, marca que simboliza a "Got Milk".

Em 2003, o comercial "Birthday" veiculado pela campanha foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cannes. A propaganda simboliza um hábito americano de saborear o bolo de aniversário com leite.

Recentemente, foi lançado o slogan "Say cheese with got milk" voltado para o público infantil. O objetivo desta ação era fazer com que crianças de até 12 anos enviassem fotos nas quais estivessem com seus mais belos sorrisos e assim, mostrar que o leite nos ajuda a ter dentes fortes e saudáveis.

Outro gesto importante foi a participação da empresária Carolina Herrera no projeto. Juntamente com a sua filha, Herrera quis mostrar às mães espanholas que o leite é importante para a nutrição das famílias.

Da realidade para a ficção, o célebre personagem de "Laranja Mecânica" Alex Delarge, é um assíduo consumidor de leite, quer dizer, de Moloko - palavra da linguagem própria utilizada por ele. Embarcando nisso, diversos sites da internet divulgam imagens de Delarge participando da campanha. Quem sabe esta atitude não abarca outro tipo de público?


Alex Delarge com um copo de Moloko

Carolina Herrera e sua filha


Para quem quiser acompanhar as ações da "Got Milk", o site é: http://www.gotmilk.com/

6 comentários:

Lex disse...

Prefiro leite com chocolate. =P

WXS disse...

O que posso dizer sobre isso é: que o povo americano é altamente estúpido para precisar que publicitários e artistas gastem seu tempo produzindo um comercial tão idiota a respeito de alimento tão essencial que não necessita da mínima divulgação, nem mesmo em África!
É mais uma demonstração da alienação da super-potência, além de ser uma coisa bem ridícula e infantil atores se submeterem a fotos com a boca suja de leite. Eles deviam aprender mais sobre educação e dieta alimentar com os franceses. Talvez, assim, não tivessem uma taxa tão alta de obesos alienados.
Quanto ao "Moloko" do Alex, um clássico! Sorry, USA! Is an English Film... ;)

Thiago Almeida disse...

Ótima ação! Umas das minhas favoritas.

Eu Berro! disse...

Hahahaha, eu acho q tomo 1 litro de leite por dia. O leitinho antes de dormir então é básico!
Concordo com WXS, em gênero, número e grau.

Os Sujos disse...

boa, laranja mecanica é um clássico! e realmente, precisar de propaganda para beber um alimento que é comprovadamente saudável é foda! coisa de americano!

Tamara Queiroz disse...

Eu não apoio a campanha.

Há estudos que comprovam que o leite envelhece e causa inúmeras doenças (inclusive, o câncer).

Basta observamos a natureza: um bezerro toma o leite da vaquinha até uma certa idade, depois passa a comer grama, por exemplo. E permanece muitíssimo forte e saudável.

Como muitos disseram, se realizaram uma campanha deste nível para o consumo de algo dito como "básico" para muitos... é para suspeitar de algo.

Um enorme beijo, Jú