terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Surpresa!


Existem obras em que os finais são sempre previsíveis. Comédias românticas geralmente terminam com finais felizes e beijo na boca, não é? Nas novelas, as mocinhas choram durante toda a trama e no final sempre encontram os seus caminhos.

Mas e quando não é possível prever o final? Quando as coisas parecem ser o que não são? Se você assistiu os filmes "Os outros" e "A vila" entende bem o que quero dizer nesta postagem. Caso não tenha visto nenhum dos dois, eu explico. No primeiro filme, uma mulher se muda com os filhos para uma mansão, para esperar que o marido volte da guerra. Estes novos habitantes da casa, apresentam comportamentos estranhos e uma espécie de doença que os impede de receber a luz do sol. O desfecho é inusitado e descobrimos que na verdade, esta família não pertence a "este plano" e por aí, é possível entender a surpresa de quem assiste. Como já entreguei demais o enredo, sugiro que assistam o segundo filme e tirem as suas conclusões!

Na literatura é comum observarmos este tipo de surpresa em contos e poesias. Thiago Almeida, autor do blog Meio Pau é mestre nesta arte. Ele escreve textos com temas diversos que se desdobram em coisas inimagináveis e reflexivas, mas sempre muito bem tecidos e amarrados.

Neste contexto, destaco a música como um terreno fértil e bastante explorado. Os compositores Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, da Banda Los Hermanos, sabem contar histórias por meio de suas canções. As "narrativas" apresentam início, meio e fim. Quase não vemos repetições exaustivas de refrão e assim acompanhamos os sentimentos do eu-lírico de forma a querer saber como ele se resolveu diante de determinada situação. Quer um exemplo? "Veja meu bem" é um relato de um personagem solitário e que revela quem é a sua verdadeira companhia.

Veja a interpretação de Maria Rita para a música:



Vale a pena conferir também a versão de Ney Matogrosso para esta letra.

Gostou?

Então, me surpreenda com seus comentários!

domingo, 31 de janeiro de 2010

Got Moloko?

A campanha de promoção para o consumo do leite mais famosa do mundo, a "Got Milk", foi criada pela instituição California Milk Processor Board (CMPB) em 1993. As propagandas encenam atuações nas quais os personagens envolvidos sentem a falta de leite por algum motivo, seja para digestão de alimentos, seja para desempenhar uma atividade importante em suas vidas.

Muitos artistas já se envolveram na causa e toparam a ideia de finalizar os seus comerciais com o tradicional bigode de leite, marca que simboliza a "Got Milk".

Em 2003, o comercial "Birthday" veiculado pela campanha foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cannes. A propaganda simboliza um hábito americano de saborear o bolo de aniversário com leite.

Recentemente, foi lançado o slogan "Say cheese with got milk" voltado para o público infantil. O objetivo desta ação era fazer com que crianças de até 12 anos enviassem fotos nas quais estivessem com seus mais belos sorrisos e assim, mostrar que o leite nos ajuda a ter dentes fortes e saudáveis.

Outro gesto importante foi a participação da empresária Carolina Herrera no projeto. Juntamente com a sua filha, Herrera quis mostrar às mães espanholas que o leite é importante para a nutrição das famílias.

Da realidade para a ficção, o célebre personagem de "Laranja Mecânica" Alex Delarge, é um assíduo consumidor de leite, quer dizer, de Moloko - palavra da linguagem própria utilizada por ele. Embarcando nisso, diversos sites da internet divulgam imagens de Delarge participando da campanha. Quem sabe esta atitude não abarca outro tipo de público?


Alex Delarge com um copo de Moloko

Carolina Herrera e sua filha


Para quem quiser acompanhar as ações da "Got Milk", o site é: http://www.gotmilk.com/

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A ironia


O twitter é uma rede social interessante na qual o usuário conta com um espaço de no máximo 140 caracteres para postar uma informação, frase ou qualquer coisa que vier na cabeça, diretamente para os seus seguidores.

Seguir alguém significa que o internauta logado no site acompanha e lê o que uma outra pessoa escolhida escreve. Esta ferramenta apresenta um uso estratégico por diversos setores da sociedade. Algumas empresas a aproveitam para a divulgação de promoções, novos produtos e claro, prospecção. Os jornalistas podem recorrer aos seus seguidores para formar um banco de personagens para matérias e até uma boa coleção de pautas.

Twittar pode ser divertido. Escrever algo curto e interessante (quase respondendo algumas perguntinhas básicas - quem, como, onde, quando e por quê?) inspira cuidados e criatividade. Existem pessoas que publicam frases sobre o cotidiano e suas próprias vidas, como por exemplo: "Hoje acordei e vi um homem passando na rua!". Há quem goste de ler sobre a vida alheia.

Os artistas e humoristas lançam suas piadas e fidelizam seus públicos que anseiam por mais frases engraçadas e impactantes. Destaco a ironia do comediante Bruno Mazzeo nesta quarta-feira (27):

@bmazzeo O Brasil pode dormir mais tranquilo: http://migre.me/hTFH

Sugiro aos leitores do blog que cliquem no site indicado.
Leram? E aí, concordam então que o Brasil pode se tranquilizar? Poderíamos esperar que a violência nos morros cariocas foi contida ou que foi instaurada uma CPI revolucionária não é? Este tipo de crítica sobre a ausência de algo relevante em sites especializados "na vida de artistas" faz com que possamos refletir.

Twittar pode ser interessante.
Experimente, ironize.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Trilha Sonora



O blog indica a trilha sonora do filme "Forrest Gump".

Conheçam Alan Silvestri.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A semana acabou de começar e...


... o que temos?

Terremoto no Haiti.
A morte de Zilda Arns.
O desabamento de um prédio em Juiz de Fora.
Uma mudança econômica na Venezuela.
A loucura de Chavez.
Um calor terrível.
O começo de mais uma edição do Big Brother.

E Lula resolve criar a Comissão da Verdade.
(Dois Minutos de Ódio, Polícia do Pensamento, 1984!)

Fabio Barreto abre os olhos e responde a estímulos.
Google ameaça encerrar as suas atividades na China.
Miep Gies, sobrevivente do Holocausto que ajudou a família de Anne Frank, morre aos 100 anos.

São tantos os destaques, as tragédias.
E 2010 começa.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

2009 vai deixar saudade!



2009 chega ao fim.
O fim traz lembranças e faz com que estes dias do passado se reflitam no presente.
Este foi um ano muito importante para a escritora deste blog.

Experimentei o gostinho de cada dia. Dias temperados, doces, amargos. Mas felizes!
Experimentei a saudade. A despedida do presente, o adeus e o voto de "até a próxima". E chorei!
Experimentei o fim da faculdade e dos amigos que compartilharam 4 anos de história.
Experimentei o novo e o que destino me reservava.
Descobri que poderia dançar, que os talentos aparecem, que a alegria está em todo lugar e para que isto aconteça só depende de você.
Redescobri a ternura.
Tomei "banho de chuva"!
Visitei amigos, reafirmei laços, fui surpreendida.
Ganhei promoções.
Escrevi poesia.
Aproveitei oportunidades.
E também soube dar oportunidades.
Fiz amigos!
Contei com o apoio de amigos especiais, verdadeiros anjos.
Descobri o quanto eu sou especial e o quanto a minha humildade não me permitia enxergar os meus valores.
Apostei em ideias próprias e venci, com 100! Dalê monografia!
Tive a minha primeira festa surpresa.
Contei segredos guardados a sete chaves...
Viajei muito.
Li demais.
Conheci pessoas fantásticas e aprendi com elas.
Refleti, cresci.

2009 foi o ano das pessoas!
Pessoas queridas, presentes e amavéis.

obs.: Claudia Berro e Amanda Messias, obrigada pela inspiração. O texto de hoje é diferente dos outros, porque é escrito em primeira pessoa. 2009 também foi o ano do "eu profundo e dos outros eus".

2010, você tá aí? Pode chegar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma década! É hora de lembrar...

2010 está chegando.
Neste decênio passamos por muitos desafios e cenas memoravéis. Em 2001, dois aviões cortaram o céu e invadiram as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York. No final deste período enfrentamos uma grave crise econômica, notícias alarmantes sobre a gripe suína e a discussão sobre o futuro no planeta no aspecto ambiental em Copenhague. Ainda falta mais um ano para completar este ciclo. Muita água ainda vai passar debaixo desta ponte!

Mas em relação ao consumo da indústria cultural na primeira década do terceiro milênio. Qual foi o seu gosto? O que tocou o seu coração? Para responder essas perguntas, o jornal Le Figaro (França) lançou uma enquete aos seus leitores.

O resultado foi pra lá de açucarado e interessante. Shrek (2001) aparece em primeiro lugar entre as animações da década. Já o melhor filme, é "O Fabuloso Destino de Amélie Poulin", também de 2001. No artigo que precede as estatísticas da enquete, o autor revela: "nos entregamos ao clima da criança-algodão de Amélie Poulin". Realmente, uma fofura.

Albergue Espanhol e Os coralistas, estão em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Um outro dado interessante pinçado pela pesquisa é o destaque da música "anglo-saxônica". Amy Winehouse está no primeiro lugar da categoria. A cantora que explodiu em 2006 com o album Back to Black, recria o universo pop com uma voz semelhante à de Billie Holiday e mantém sua qualidade de trabalho, mesmo com uma vida atribulada e cheia de passagens pelas clínicas de "Rehab". O público reconheceu os méritos da cantora.

Muitos quesitos ficaram de fora. Eu poderia incluir, de forma mais crítica e não tão adocicada, a atuação de Heath Ledger como o famoso Coringa, de "Batman: The Dark Knight". Ou até mesmo dizer que tivemos a oportunidade de conhecer as várias faces do espanhol Javier Bardem e de outras atuações da mesma qualidade que não deixaram de tocar o coração!

Se os jornais brasileiros fizessem a mesma reflexão por aqui, certamente deveriam se lembrar da ascenção de Fernando Meireles ao projetar "Cidade de Deus" para o mundo, ao concorrer um Oscar em 2004. São dez anos a serem garimpados, ítens demais para a nossa pauta.

A pesquisa levantada pelo jornal francês é inteligente e nostálgica. Há pouco tempo, me questionei a respeito de quais seriam os talentos ou os verdadeiros "feitos culturais" do período em voga. Dizem que vivemos a era dos ilustres desconhecidos, na qual a internet e sites como You Tube e My Space transformam "o gosto uniforme da massa" em algo divergente, dividindo as pessoas em verdadeiras ilhas culturais. Creio que este fenômeno está acontecendo, mas ainda é algo que marca o fim da década e tende a se concretizar na próxima. Até então, ainda podemos listar e compartilhar de opiniões tão doces quanto as dos europeus.

sábado, 5 de dezembro de 2009

A arte e ponto.




Mais uma vez, Yann Tiersen no Juliette Escreve.

Sem palavras.