terça-feira, 14 de outubro de 2008

Um olhar sobre o rebanho...

António Carvalho de Silva Porto, 1850-1893 - Guardando o Rebanho 1893, óleo sobre tela 160 x 200 cm Museu Nacional de Soares dos Reis Porto, Portugal.

Uma breve conceituação

No dicionário, o significado de pecuária é: “arte ou indústria do tratamento ou criação do gado, rebanhos, avicultura”. Já a palavra alimentação é carregada de significações: 1 – Ato ou efeito de alimentar-se. 2- Conjunto das substâncias de que o indivíduo costuma alimentar-se. 3 – Abastecimento, provimento, fornecimento.

A partir da Revolução Industrial do século XVIII, as teorias científicas e técnicas passaram a estabelecer uma relação de dependência mútua. Assim, ao juntar técnica com ciência (logos, do grego) temos a Tecnologia e encontramos a origem da nossa civilização tecnológica.

Agora, vamos unir os quatro termos apresentados: pecuária, alimentação, ciência e tecnologia para lançar um desafio e mostrar a ligação entre eles.

Nesta semana, comemora-se no dia 14 de outubro, o Dia Nacional da Pecuária. E no dia 16, o Dia Mundial da Alimentação e também o Dia da Ciência e Tecnologia. Mas a relação entre os temas não está só na proximidade de seus dias, mas nas suas aplicações para a sociedade.

A pecuária tem um papel importante para a economia e para a alimentação da população. Cada espécie, ao seu modo contribui para a produção de ricos e essenciais alimentos como: leite, carne e ovos, por exemplo.

E a tecnologia reúne os conhecimentos, estudos e princípios científicos que possam ser aplicados diretamente para auxiliar esta produção e melhorar a qualidade dos rebanhos e assim também dos consumidores finais destes alimentos.


Juliette também informa.


Nenhum comentário: