quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tin Tin e a autonomia de existência

Quando algo é autonomo de existência, assim é porque transcende as barreiras das oscilações do gosto e atinge um patamar que lhe é próprio, singular e reconhecido pelas diversidades de pensamento. Tin Tin, personagem do quadrinista Hergé, é assim. O famoso jornalista investigativo, de traços leves e finos, quase um menino, que acompanhado de seu cão Milou embarca em aventuras inimagináveis, ganhou nesta semana um museu em Bruxelas.

Na verdade, o museu leva o nome do criador do personagem, mas já foi apelidado como "Le nouveau musée Tin Tin". Novo, porque na Bélgica já existia o "Centre Belge de la Bande Dessinée" - Centro Belga de História em Quadrinhos, e como o filho ficcional mais ilustre do país é o jovem comunicador de topete ruivo, o espaço também era referênciado como o Museu Tin Tin.

A abertura oficial será no dia 2 de junho. Antes desta data, o museu foi aberto para jornalistas e assessores, para a divulgação do local. Muitos sairam de lá decepcionados, não pelo conteúdo do Museu Hergé, que tem um acervo dividido em oito cômodos, ainda em dois andares, mas pelo fato de que lá dentro não se pode filmar e fotografar em função de que parte do que está exposto é original e precisa ser preservado. Obviamente, pensaram que por ser um museu "praticamente" dedicado a um colega de profissão, estes também obteriam regalias.

Com polêmicas ou não, o museu tornou-se realidade, com um projeto que se assemelha a uma página de quadrinhos, idealizado pela viúva de Hergé (1907-1983), Fanny Rodwell e pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc.

Tin Tin, no cinema - Com estréia prevista para 2010, "As aventuras de Tin Tin: O Segredo do Unicórnio", é o primeiro de uma trilogia que será dirigida e produzida para as telonas em uma parceria de Steven Spilberg e Peter Jackson, respectivamente. O projeto é realizado pela Paramount Pictures e a Sony. O segundo filme sairá em 2011.

Para quem quiser se contextualizar neste universo, a dica é ler os quadrinhos ou assistir aos desenhos com algumas aventuras vividas por este rico personagem que mantém-se em ação nas mais diversas manifestações culturais, sejam elas impressas, audiovisuais ou museológicas!

4 comentários:

M. Girardi S. disse...

É!!! Tô louco pra ver o filme do Tin Tin, eu via muito o desenho quando era um pentelinho... =P~

=***~

Ronan Victor disse...

Semiótica, Quadrinhos e Jornalismo. Sensacional! rs

Sobre o Museu...um dia ainda visito!

Inté.

Thiago Almeida disse...

Nossa! Você não faz idéia de como fiquei feliz em saber dessa noticia. Tin tin é muito bom!
até já tive um cachoro que batizei de Milou...rs

Até mais, Ju!

Lex disse...

Vai ser filme ou animação?