sábado, 13 de junho de 2009

O Rock Clichê

Suposições, meras suposições ou uma observação da sociedade? Juliette escreve os clichês do rock mais presentes na sua vida e que com certeza você já se acostumou com eles.

1) Passagem de som: Na passagem de som de um show, sempre dizem: "Alô som, testando!". Os mais religiosos falam: "JE-SUS" ao microfone. E os roqueiros guitarristas dedilham os primeiros acordes de "Smoke on the Water", do Deep Purple.

2) O violão clichê: Todo adolescente que começa o aprendizado de violão, sabe tocar Nirvana e não se cansa de "Come as you are". Legião Urbana também faz parte deste contexto. O jovem não sabe nem quem foi Renato Russo e muito menos o que está cantando, mas faz questão de decorar uma música de aproxidamente 9 minutos como "Faroeste e Cabloco", além de muitas outras canções que entram nas rodinhas de violão.

3) Capital Inicial e a osmose. Depois que lançou o seu cd Acústico Mtv, o Capital Inicial, ressurgiu das cinzas em 2001 e desde então, mesmo que lance outras novas canções, o grupo sempre deve trazer os hits do cd em todos os shows. De tanto tocar, não é preciso comprar ou baixar as músicas, basta ouvir, e quando você menos espera, a música já está inteira na sua mente.

4)Fazer ou não sentido! - Eis a questão do Capital Inicial, que ataca novamente. Com o sucesso "Natasha", milhões e milhões de pessoas dizem gostar desta música de refrão absolutamente brega. "Pneus de carros cantam Thuru, Thuru, Thuru, Thuru", entre outros versos, que fazem com que a reflexão fique longe, provalmente em um "quarto tão profundo', quanto o do Jota Quest.

5) Pseudo-roqueiros - Qual é a atitude enrustida em um All Star? Colocá-lo significa ser alternativo? Pois é o que muitos pensam. Um jogo de signos, uma busca de identidades, de pertencimento a um grupo. Estilo? Talvez. Mas existem outras marcas de tênis que poderiam ser tão esteriotipadas quanto All Star?

6) Tom de desafio - Na preguiça de procurar uma música bacana no rico repertório musical mundial, os programas de televisão ao desafiarem os artistas, modelos, atrizes e desempregados(mulheres de cantores, ex-bbb´s, pessoas a espera de um contato) em atividades radicais (como pular de Asa Delta da Pedra da Gávea) sempre colocam o tema de Missão Impossível 2, do Limp Bizkit.

7) Van Halen e a Sessão da Tarde - Quem nunca assistiu a uma chamada da Sessão da Tarde com uma musiquinha do Van Halen ao fundo? "Jump" é o exemplo clássico!

Vamos reunir aqui, o que há de mais clichê neste meio. Exercite a sua memória! Com certeza você vai lembrar de mais alguns ítens para esta lista!

11 comentários:

esin disse...

sobre o topico 3... o dinho ouro preto precisa voltar a usar drogas, pra fazer musica boa dnovo!kkkkkk

Lex disse...

O Dinho parou de usar drogas?? O mundo tá acabando mesmo!

Anônimo disse...

eeeeeeee maaaaaaaara..rsrsrs..nao se fz rock como antigamente...virou modinha

Thiago Almeida disse...

kkkk... Muito bom!

Também é clichê em alguns shows, fãs criticarem os artistas no palco por tocar uma música mais conhecida e tal.

Lembrei também de uma brincadeira que eu fazia, quando era mais novo, reverente as características de fãs de nirvana e cia. Falava que bastava ter um cabelo em "processo de crescimento", camisa de manga longa flanelada/quadriculada e, detalhe, uma garrafa de "vinho" (sangria, na verdade) em uma das mãos.

Vale lembrar que antes o all star predominava, hoje vejo o all star sendo substituído por Nike cano longo.

Belo post... Ri demais!!!
Kkkkk...

Anônimo disse...

(resp ao meu blog) já tive sim. Viveram por anos com minha familia, porem, morreram de "velhice". Gosto muito de animais e, uma hora ou outra, coloco-os em algum texto!
Ah! Mas, de resto... Tudo é ficção... ou não! rsrsrs

=D

M. Girardi S. disse...

E um viva à hipocrisia e à alienação... Mas não entendi a questão do "Alô, som!"... ;P~

disse...

Será que o teste de som, é uma coisa regional? Aí em Florianópolis, as pessoas não testam o microfone dizendo alguma coisa? Nem "Alô, som"? rsrs

M. Girardi S. disse...

Sim, testam! "1, 2, som, testando, som!" Mas o que isso tem a ver com o rock clichê?

disse...

Você leu até o final? Viu o Deep Purple?

M. Girardi S. disse...

Sim, eu li até o final, justamente por isso tô perguntando o que o "alô som" tem a ver com isso? Ah, deixa pra lá, eu tô ruim hoje...

hehe

Felipe Panisset Pedreira disse...

Engenheiros do Hawai é muito clichê também!!!

Pra mim,é um saco!