sexta-feira, 31 de julho de 2009

Diário de Anne Frank é incluído em lista de documentos importantes da Unesco


O diário de Anne Frank foi incluído na lista "Memória do Mundo" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que inclui arquivos e documentos de valor excepcional.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo organismo, junto com a incorporação de mais de 30 novos itens.

Desta forma, a lista "Memória do Mundo" chega a 193 incorporações, feitas desde 1997, segundo a Unesco.

Escrito por uma adolescente judia, o diário de Anne Frank --que se tornou um dos livros mais lidos do mundo -- narra a vida cotidiana na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial, mostrando a repercussão da ocupação nazista.


Fonte: Folha de São Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, July! Há tempos não passeava por aqui. Tá muito bacana, tá! Quanto à história de Anne Frank, é comovente. Li pela primeira vez o livro-diário dela ainda na adolescência. Há alguns anos reli um versão atualizada, com aspectos que a censura (???) havia retirado das edições dos anos 70. Também assiti peça de teatro e filmes baseados na perturbadora experiência da garota fugitiva-prisioneira dos nazis na Holanda ocupada. Tenho certa fixação na história dela, pois quando li pela primeira vez, eu tinha uns 14 anos, mesma idade dela ao iniciar o diário (acho).Seu drama mexeu muito comigo.
La Falce