sexta-feira, 9 de julho de 2010

Tupi or not Tupi, that is the question!

"O Brasil samba que dá, bamboleio que faz gingar. O Brasil do meu amor, terra de nosso senhor!"
(Ari Barroso)

Um país enorme, com sotaques, credos, misturas, uma verdadeira miscelânia, uma "torre babel" tupiniquim. Esse é o Brasil.

Não estou exaltando ou evocando o espírito ufanista do leitor e nem provocando uma sensação de nostalgia em relação às aulas de literatura, nas quais o seu professor ressaltava o movimento antropofágico e o lema do manifesto modernista proferido por Oswald de Andrade: "Tupi or not Tupi? That´s the question".

Esta verborragia frenética refere-se ao fato de que há alguns dias atrás recebi uma mensagem inusitada por e-mail. Para ser considerada "inusitada" depende do ponto de vista.

Um fórum que discute com muito bom humor uma excursão pelo Brasil. É claro que há ficção e brincadeiras, mas o desconhecimento sobre o próprio país é que torna a discussão engraçada. O ponto de partida da expedição seria o estado do Acre. Para muitos, um lugar que não existe no mapa do Brasil. Para outros, até pode existir, mas a concepção imagética do que pode acontecer em terras acrianas é a de que índios, animais e insetos conviveriam em plena harmonia na capital Rio Branco. Entre os artigos a serem colocados na mala, estão: repelentes, gps, mapa, alimentos não perecíveis e muito mais!

Considero esta experiência muito divertida! E estou dando corda. Lembram-se de uma propaganda da Revista Crescer, na qual dois bebês conversavam dentro da barriga da mãe?

- Ei! Será que existe vida após o parto?
- Hum, não sei. Ninguém nunca voltou para contar.

Sinto que é mais ou menos por aí. Relatarei então, o dia em que eu realmente for para Rio Branco e voltar para contar a dor e a delícia de ser um cidadão acriano.
Boa viagem!

11 comentários:

Ramon Vitral disse...

Caso aconteça, estarei no aguardo de possíveis relatos dessa aventura.

PS: aceita a encomenda de um trabalho de umas 8 páginas sobre algum modernista? :P

Anônimo disse...

Jú!!! regressei a três anos atrás no post do filme!!! gostei mesmo! voltarei! obrigada pela sua visita!

bj

Thiago Almeida disse...

O Brasil é um país com cara de continente. Cada estado tem característica de país, impressionante!
Gosto dessas diferenças culturais, artísticas e, principalmente, gosto das coisas que só o Brasil tem e que não encontraríamos fora daqui!
Tenho muito orgulho de ser brasileiro. Lógico, nosso país precisa que muitas coisas sejam revistas, mas não irei entrar aqui naquele velho clichê que, pseudos-engajados tem na ponta da língua pra menosprezar nosso país, levantando somente aspectos ruins que, todo mundo sabe e que esse individuo não faz nada pra melhorar.

Douglas Lopes disse...

Pois é! Sabe que eu só conheço vc e mais um amigo que possuem conhecidos no Acre? Estranho, não é? É incrível como nós não conhecemos nosso próprio país, muitas vezes nem nosso próprio estado. Vou colocar no meu TOP 10 de locais a serem visitados no meu páis o estado do Acre. Quem sabe neh? Arrasou no post! Parabéns. Beijos

Lex disse...

Você está caindo mesmo nessa história de Acre... =P

Mônica Salomão disse...

Julinha,

Adorei esse texto. Parabéns pela criatividade e leveza das ideias aqui expressadas!

Fernando disse...

Eu tenho amigos do Acre. Pessoal maneiro!!!

Xênia Leite disse...

Caraca Julinha! Ta escrevendo d+!

E quanto à Rio Branco... só indo mesmo pra ver! kkk
Desconhecemos nosso próprio país...

Pedro Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedion disse...

no dia que for me chama que encaro essa junto com você...partiu p Acre? hauhauha

Anônimo disse...

Dois anos de Juliette!!! Pô o tempo voa mesmo!!! Tá bonito, gostei muito do novo lay out. Há muito não navegava por aqui. Mande ver, July, INSPIRAÇÃO não lhe falta!
La Falce