O cantor e pianista Jamie Cullum fez a versão de uma música pop conhecida.
Conseguiu descobrir qual é?
Não?
Então, veja a original!
sexta-feira, 12 de março de 2010
sexta-feira, 5 de março de 2010
Mais uma vez - Adélia Prado!
Com Licença Poética
Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
(Adélia Prado)
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Let The Sunshine In

Impressionista
Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente amanhecendo.
(Adélia Prado)
Luz do sol
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz..
(Caetano Veloso)
Saúdo-os e desejo-lhes sol [...]
(Alberto Caiero)
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Surpresa!

Existem obras em que os finais são sempre previsíveis. Comédias românticas geralmente terminam com finais felizes e beijo na boca, não é? Nas novelas, as mocinhas choram durante toda a trama e no final sempre encontram os seus caminhos.
Mas e quando não é possível prever o final? Quando as coisas parecem ser o que não são? Se você assistiu os filmes "Os outros" e "A vila" entende bem o que quero dizer nesta postagem. Caso não tenha visto nenhum dos dois, eu explico. No primeiro filme, uma mulher se muda com os filhos para uma mansão, para esperar que o marido volte da guerra. Estes novos habitantes da casa, apresentam comportamentos estranhos e uma espécie de doença que os impede de receber a luz do sol. O desfecho é inusitado e descobrimos que na verdade, esta família não pertence a "este plano" e por aí, é possível entender a surpresa de quem assiste. Como já entreguei demais o enredo, sugiro que assistam o segundo filme e tirem as suas conclusões!
Na literatura é comum observarmos este tipo de surpresa em contos e poesias. Thiago Almeida, autor do blog Meio Pau é mestre nesta arte. Ele escreve textos com temas diversos que se desdobram em coisas inimagináveis e reflexivas, mas sempre muito bem tecidos e amarrados.
Neste contexto, destaco a música como um terreno fértil e bastante explorado. Os compositores Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, da Banda Los Hermanos, sabem contar histórias por meio de suas canções. As "narrativas" apresentam início, meio e fim. Quase não vemos repetições exaustivas de refrão e assim acompanhamos os sentimentos do eu-lírico de forma a querer saber como ele se resolveu diante de determinada situação. Quer um exemplo? "Veja meu bem" é um relato de um personagem solitário e que revela quem é a sua verdadeira companhia.
Vale a pena conferir também a versão de Ney Matogrosso para esta letra.
Gostou?
Então, me surpreenda com seus comentários!
domingo, 31 de janeiro de 2010
Got Moloko?
A campanha de promoção para o consumo do leite mais famosa do mundo, a "Got Milk", foi criada pela instituição California Milk Processor Board (CMPB) em 1993. As propagandas encenam atuações nas quais os personagens envolvidos sentem a falta de leite por algum motivo, seja para digestão de alimentos, seja para desempenhar uma atividade importante em suas vidas.
Muitos artistas já se envolveram na causa e toparam a ideia de finalizar os seus comerciais com o tradicional bigode de leite, marca que simboliza a "Got Milk".
Em 2003, o comercial "Birthday" veiculado pela campanha foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cannes. A propaganda simboliza um hábito americano de saborear o bolo de aniversário com leite.
Recentemente, foi lançado o slogan "Say cheese with got milk" voltado para o público infantil. O objetivo desta ação era fazer com que crianças de até 12 anos enviassem fotos nas quais estivessem com seus mais belos sorrisos e assim, mostrar que o leite nos ajuda a ter dentes fortes e saudáveis.
Outro gesto importante foi a participação da empresária Carolina Herrera no projeto. Juntamente com a sua filha, Herrera quis mostrar às mães espanholas que o leite é importante para a nutrição das famílias.
Da realidade para a ficção, o célebre personagem de "Laranja Mecânica" Alex Delarge, é um assíduo consumidor de leite, quer dizer, de Moloko - palavra da linguagem própria utilizada por ele. Embarcando nisso, diversos sites da internet divulgam imagens de Delarge participando da campanha. Quem sabe esta atitude não abarca outro tipo de público?

Para quem quiser acompanhar as ações da "Got Milk", o site é: http://www.gotmilk.com/
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
A ironia

O twitter é uma rede social interessante na qual o usuário conta com um espaço de no máximo 140 caracteres para postar uma informação, frase ou qualquer coisa que vier na cabeça, diretamente para os seus seguidores.
Seguir alguém significa que o internauta logado no site acompanha e lê o que uma outra pessoa escolhida escreve. Esta ferramenta apresenta um uso estratégico por diversos setores da sociedade. Algumas empresas a aproveitam para a divulgação de promoções, novos produtos e claro, prospecção. Os jornalistas podem recorrer aos seus seguidores para formar um banco de personagens para matérias e até uma boa coleção de pautas.
Twittar pode ser divertido. Escrever algo curto e interessante (quase respondendo algumas perguntinhas básicas - quem, como, onde, quando e por quê?) inspira cuidados e criatividade. Existem pessoas que publicam frases sobre o cotidiano e suas próprias vidas, como por exemplo: "Hoje acordei e vi um homem passando na rua!". Há quem goste de ler sobre a vida alheia.
Os artistas e humoristas lançam suas piadas e fidelizam seus públicos que anseiam por mais frases engraçadas e impactantes. Destaco a ironia do comediante Bruno Mazzeo nesta quarta-feira (27):
@bmazzeo O Brasil pode dormir mais tranquilo: http://migre.me/hTFH
Sugiro aos leitores do blog que cliquem no site indicado.
Leram? E aí, concordam então que o Brasil pode se tranquilizar? Poderíamos esperar que a violência nos morros cariocas foi contida ou que foi instaurada uma CPI revolucionária não é? Este tipo de crítica sobre a ausência de algo relevante em sites especializados "na vida de artistas" faz com que possamos refletir.
Twittar pode ser interessante.
Experimente, ironize.
Seguir alguém significa que o internauta logado no site acompanha e lê o que uma outra pessoa escolhida escreve. Esta ferramenta apresenta um uso estratégico por diversos setores da sociedade. Algumas empresas a aproveitam para a divulgação de promoções, novos produtos e claro, prospecção. Os jornalistas podem recorrer aos seus seguidores para formar um banco de personagens para matérias e até uma boa coleção de pautas.
Twittar pode ser divertido. Escrever algo curto e interessante (quase respondendo algumas perguntinhas básicas - quem, como, onde, quando e por quê?) inspira cuidados e criatividade. Existem pessoas que publicam frases sobre o cotidiano e suas próprias vidas, como por exemplo: "Hoje acordei e vi um homem passando na rua!". Há quem goste de ler sobre a vida alheia.
Os artistas e humoristas lançam suas piadas e fidelizam seus públicos que anseiam por mais frases engraçadas e impactantes. Destaco a ironia do comediante Bruno Mazzeo nesta quarta-feira (27):
@bmazzeo O Brasil pode dormir mais tranquilo: http://migre.me/hTFH
Sugiro aos leitores do blog que cliquem no site indicado.
Leram? E aí, concordam então que o Brasil pode se tranquilizar? Poderíamos esperar que a violência nos morros cariocas foi contida ou que foi instaurada uma CPI revolucionária não é? Este tipo de crítica sobre a ausência de algo relevante em sites especializados "na vida de artistas" faz com que possamos refletir.
Twittar pode ser interessante.
Experimente, ironize.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
A semana acabou de começar e...
... o que temos?
Terremoto no Haiti.
A morte de Zilda Arns.
O desabamento de um prédio em Juiz de Fora.
Uma mudança econômica na Venezuela.
A loucura de Chavez.
Um calor terrível.
O começo de mais uma edição do Big Brother.
E Lula resolve criar a Comissão da Verdade.
(Dois Minutos de Ódio, Polícia do Pensamento, 1984!)
Fabio Barreto abre os olhos e responde a estímulos.
Google ameaça encerrar as suas atividades na China.
Miep Gies, sobrevivente do Holocausto que ajudou a família de Anne Frank, morre aos 100 anos.
São tantos os destaques, as tragédias.
E 2010 começa.
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